domingo, 15 de junho de 2014

O que falam e o que comem os 32 países da Copa!

                                                


Gente, quantos idiomas e quantas comidinhas diferentes, viu!! Em uma rápida pesquisa, percebemos que uma das línguas mais faladas é o inglês e espanhol. E existe alguns idiomas que nunca tínhamos ouvido falar: romanche, persa, bósnio e croata. Quanto as comidinhas, muitas nunca experimentamos! Dos 32 países, apenas 9 possuem títulos, estando o Brasil encabeçando o ranking, com 5 títulos e partindo para 6a estrelinha!! Vamos nessa Brasil!!!



BRASIL
Continente: AMÉRICA DO SUL
Capital: BRASÍLIA
Idioma: PORTUGUÊS
Prato típico: Como o nosso Brasil brasileiro é imenso, muitos são os pratos típicos, cada região tem uma peculiaridade, mas a FEIJOADA está presente maioria das regiões e dispensa apresentações, né galera!
Títulos: PENTACAMPEÃO


ITÁLIA
Continente: EUROPA
Capital: ROMA
Idioma: ITALIANO
Prato típico: Claro que todo mundo sabe que na Itália o que mais se come é MASSA! espaguete, fetuttine, capelete, canelone, lasanha etc., tudo com muito molho!!  

Títulos: TETRACAMPEÃ



ALEMANHA
Continente: EUROPA
Capital: BERLIN
Idioma: ALEMÃO
Prato típico: Disparado o prato alemão mais conhecido por nós é o CHUCRUTE, que é uma conserva de repolho fermentado, e normalmente acompanha o EISBEIN, mais conhecido como joelho de porco. 
Títulos: TRICAMPEÃ


ARGENTINA
Continente: AMÉRICA DO SUL
Capital: BUENOS AIRES
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: A PARRILA, que é o tradicional churrasco argentino. Sua carne é conhecida como as melhores do mundo. E, claro, ninguém vai a Argentina sem trazer na mala dezenas de ALFAJORs!
Títulos: BICAMPEÃ


URUGUAI
Continente: AMÉRICA DO SUL
Capital: MONTEVIDEL
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: o CHIVITO é encontrado em toda esquina, e é nada mais que um sanduba recheado com carne, queijo, presunto e maionese.


Títulos: BICAMPEÃ


FRANÇA
Continente: EUROPA
Capital: PARIS
Idioma: FRANCÊS
Prato típico: Comida francesa! pensamos logo em coisa chique e pouca comida, né? Lá tem o famoso FOIE GRAS, que é a base de fígado de ganso (ueca). Mas o que mais conhecemos mesmo é o famoso francezinho (pão).
Título: CAMPEÃ


INGLATERRA
Continente: EUROPA
Capital: LONDRES
Idioma: INGLÊS
Prato típico: Uma tradicional comida de rua é o FISH AND CHIPS - peixe frito envolvido num polme, acompanhado de batatas fritas, normalmente entregue envolvida em jornal.

Título: CAMPEÃ



ESPANHA
Continente: EUROPA
Capital: MADRID
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: Um dos mais conhecidos é a PAELLA, feita à base de arroz, azeite, sal e açafrão, normalmente recheados de frutos do mar, mais também pode ser frango, coelho, pato etc.
Título: CAMPEÃ



HOLANDA
Continente: EUROPA
Capital: AMSTERDAM
Idioma: HOLANDÊS
Prato típico: O PATATJE MET, são batatas fritas, acompanhadas de maionese. Delícia mesmo é o famoso STROOPWAFEL, é um waffle com uma espécie de melaço, uma delícia!!!

Título: CAMPEÃ


PORTUGAL
Continente: EUROPA
Capital: LISBOA
Idioma: PORTUGUÊS
Prato típico: Claro que aqui a gente também sabe que ninguém vai a Portugal e deixa de comer um BACALHAU e de sobremesa o PASTEL DE BELÉM!



MÉXICO
Continente: AMÉRICA DO NORTE
Capital: CIDADE DO MÉXICO
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: Culinária mexicana tem que ter pimenta! Uma das comidas tradicionais são as TORTILHAS, tipo panquecas de milho finas e acompanham os mais diversos pratos e recheios.


ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Continente: AMÉRICA DO NORTE
Capital: WASHINTON D.C.
Idioma: INGLÊS
Prato típico: Gente, país do fast food!! Mais também podemos lembrar das suas famosas PANQUECAS e TORTAS DE MAÇÃ.



CROÁCIA
Continente: EUROPA
Capital: ZAGREB
Idioma: CROATA
Prato típico: Teve influência italiana, por isso lá se come muita pizza. Mas um prato títpico é o CEVAPCICI, bolos de carne grelhados.



CHILE
Continente: AMÉRICA DO SUL
Capital: SANTIAGO
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: São as famosas EMPANADAS que podem ter diversos recheios (carnes, frutos do mar e queijo) e são acompanhadas de molho a base de tomate e cuentro.



COLOMBIA
Continente: AMÉRICA DO SUL
Capital: BOGOTÁ
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: É a AREPA, uma espécie de tortilha, consumida praticamente em todas as refeições, feita à base de canjica branca.




COSTA DO MARFIM
Continente: ÁFRICA
Capital: YAMOUSSOUCRO/ABDJAN
Idioma: FRANCÊS
Prato típicoO prato nacional é o FUFU, feito com banana, mandioca, inhame triturados para fazer uma massa pegajosa e em forma de bola, que é servida com tempero de carne  e molho de vegetais.



JAPÃO

Continente: ÁSIA
Capital: TOQUIO
Idioma: JAPONÊS
Prato típico: A base de peixe, frutos do mar e arroz, o que será? Quem não sabe que estamos falando dos super consumidos SUSHIS!! Aqui em casa toda sexta-feira é de praxe.



GRÉCIA
Continente: EUROPA
Capital: ATENAS
Idioma: GREGO
Prato típico: O iogurte natural feito de leite de cabra ou de ovelha está em muitos pratos, um dos mais típicos é o TZATZIKI, que leva também alho, pepino, suco de limão, cebola, endro e azeite.


COSTA RICA
Continente: AMÉRICA CENTRAL
Capital: SAN JOSÉ
Idioma: CASTELHANO
Prato típico: GALLO PINTO, é preparado com arroz e feijão, pimenta ou pimentão, cebola, coentro e salsa Lizano. Podem acompanhar o prato: ovo, queijo, bacon, natilla, banana da terra frita, tortilha de maíz, pão de forma, entre outro.
                                            

SUÍÇA
Continente: EUROPA
Capital: BERNA
Idioma: ALEMÃO, FRANCÊS, ITALIANO e ROMANCHE
Prato típico: Com tanta influência assim, fica difícil um prato típico típico (rsrs). Aqui temos que falar da comida mais deliciosa produzida lá, o CHOCOLATE!!!!.




ARGÉLIA
Continente: ÁFRICA 
Capital: ARGEL
Idioma: INGLÊS
Prato típicoO CUSCUZ na Argélia é como o nosso arroz, e aí ele é servido de diversas maneiras, com carne, com legumes, com frango, com frutos do mar, quanto mais coisas misturar a ele, mais nobre ele fica.


AUSTRÁLIA
Continente: OCEANIA
Capital: CAMBERRA
Idioma: INGLÊS
Prato típico: Um dos pratos mais típico é o CARNEIRO ASSADO com molho de menta e vinagre. O BARBIE (Churrasco) também é bem comum por lá, costumam fazer nos quintais e jardins da cidade.



CAMARÕES
Continente: ÁFRICA
Capital: YAOUNDÉ
Idioma: Inglês e Francês
Prato típico: NDOLÉ é o nome do prato, e claro, leva camarão (abundante nos mangues do país - por isso o nome), também vai banana da terra e amendoim cozido e batido.



HONDURAS

Continente: AMÉRICA CENTRAL
Capital: TEGUCIGALPA
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: BALEADA,  é uma tortilha preparada com feijão cebola e sal.



EQUADOR

Continente: AMÉRICA DO SUL
Capital: QUITO
Idioma: ESPANHOL
Prato típico: O BOLON é sucesso entre os jogadores do equador, feito com banana verde e queijo, tipo uma tortinha, é rico em potássio e baixo em calorias.



IRÃ

Continente: ASIA
Capital: TEERÃ
Idioma: PERSA
Prato típico: KEBAB é uma combinação de pão árabe com recheios normalmente grelhados, a carne mais utilizada é o cordeiro.



BOSNIA-HERZEGOVINA
Continente: EUROPA
Capital: SARAJEVO
Idioma: BOSNIO, CROATA e SÉRVIO
Prato típico: É um prato feito de pequenas linguiças de carne de cordeiro e de boi, dentro de um pão sírio grosso, o Somun, trazido para a região pelos otomanos, chamado de CÉVAPI.


BÉLGICA

Continente: EUROPA
Capital: BRUXELAS
Idioma: FLAMENGO, FRANCÊS e ALEMÃO
Prato típico: O nome do prato é MOULES-FRITTES, é composto de mexilhões e batatas fritas.



GANA
Continente: ÁFRICA
Capital: ACRA
Idioma: INGLÊS
Prato típico: Na Gana também se costuma comer o FUFU, feito com banana, mandioca, inhame triturados para fazer uma massa pegajosa e em forma de bola, que é servida com tempero de carne (geralmente frango) e molho de vegetais.



RUSSIA

Continente: ÁSIA
Capital: MOSCOU
Idioma: RUSSO
Prato típico: O prato típico russo é um que comemos muito mesmo por aqui, o STROGONOFE.




COREIA DO SUL
Continente: ÁSIA
Capital: SEUL
Idioma: COREANO
Prato típico: KIMCHI, é uma mistura de várias verduras conservadas, como acelga, nabo, cebolinha, pepino em salmouras e apimentadas, misturadas com outros ingredientes típicos coreanos



NIGÉRIA

Continente: ÁFRICA
Capital: ABUJA
Idioma: INGLÊS
Prato típico: ASSARO, é uma sopa feita com inhame, pimentão vermelho, pimenta malagueta e tomate

2 comentários:

  1. hummmm acho que a bandeira da suiça esta errada e tambem a alemanha agora é tetra .

    PS:a bandeira da suiça é uma grande cruz branca em um espaço vermelha

    ResponderExcluir
  2. sim, a da suiça está errada eu acho pesquisei no google

    ResponderExcluir