sábado, 8 de junho de 2013

Dica de leitura



Um dos capítulos  fala sobre uma grande garota, a Imperatriz da Independência,  começando pelo seu nome de batismo: Leopoldina Josefa Carolina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena, ufa cansei! Ela foi a primeira Imperatriz brasileira.
Essa garota ai era austríaca e veio para o Brasil para se casar com o nosso Imperador Dom Pedro, e para os que não sabem foi ela que "convocou uma sessão extraordinária do Conselho de Estado e, de comum acordo com os ministros, assinou a independência do Brasil. Em seguida, mandou um mensageiro a São Paulo para comunicar a Dom Pedro tanto a imposição de Portugal quanto a decisão do Conselho. Juntou aos documentos uma carta pessoal encorajando o marido a tomar uma atitude. Foi essa carta que Dom Pedro leu próximo ao riacho do Ipiranga no dia 7 de setembro de 1822. O resultado foi a historia que todo mundo conhece. As glórias da proclamação da  Independência ficaram só para Dom Pedro, mas a participação de Leopoldina foi decisiva. Tanto que, algum tempo antes, diante da hesitação do príncipe em relação à separação de Portugal, o patriarca José Bonifácio chegou a declarar: "Ela deveria ser ele!""

Como diz o ditado "por traz de um grande homem existe uma grande mulher". Hoje eu diria que na frente dos homens caminham grandes mulheres.  


Olha a grande garota aí: 
Leopoldina Josefa Carolina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena
Morreu com apenas 29 anos



Um comentário:

  1. Minhas Anas, estou cheia de orgulho de vocês. Valeu a compra do livro. Estou adorando as postagens. Beijos minhas lindas!

    ResponderExcluir